Publicado por: Prynce H. | 11/06/2009

Reprodução – Canário

Canário - 1

O acasalamento se dá entre os meses de junho e dezembro e a reprodução inicia-se de 8 a 12 meses de idade. Você deve comprar um ninho de corda (desses que vendem nas lojas de aves) e deixar o casal junto ou somente ajudar, fornecendo fios de estopa e deixar que a fêmea, com a ajuda do macho, faça o resto.
Assim que a fêmea botar os ovos, cuidado para não ficar acendendo a luz no meio da noite no local onde estiver a gaiola. Para qualquer animal, luz acesa é sinônimo de dia e escuridão, de noite. A luz artificial pode fazer a fêmea pensar que já é dia (desregulando assim o seu relógio biológico natural) e abandonar os ovos, os quais podem até estragar. Ao fazê-lo por uma razão ou outra, observe depois se ela voltou para o ninho.
A fêmea bota, em média, de quatro a cinco ovos. O período de incubação dura 13 dias. A fêmea começa a chocar a partir da postura do segundo ovo e continua a botar, provavelmente, mais dois ovos. Se você deixar ela incubá-los naturalmente, nascerá o filhote do primeiro ovo, em seguida o do segundo e por último (dois dias após o primeiro) os do terceiro e quarto dias juntos.
Neste caso, o que ocorre é que o primeiro estará muito maior que os dos últimos, ocasionando uma disputa desleal dos alimentos dados pelos pais. Assim, os dois menores, provavelmente, não terão chance de sobreviver.
Uma boa dica é substituir o primeiro, segundo e terceiro ovos por réplicas de plástico (ovo indêz), recolocando-os no 4º dia, ao lado do quarto ovo posto. Esteja atento apenas para não assustar a fêmea na hora de retirar os ovos e, enquanto espera o 4º dia, deixe-os num recipiente com um pouco de semente (níger, alpiste etc.) no fundo para não quebrarem. Nesta época de postura, é importante também colocar diariamente um recipiente com água, para a fêmea tomar banho. Isto ajuda a aumentar a umidade sobre os ovos, e o filhote romper a casca.
Entre 18 e 20 dias, os filhotes saem do ninho, embora continuem alimentados pelos pais. Quando chegam aos 40 a 45 dias, já começam a comer sementes e devem ser separados dos pais.

Anúncios

Responses

  1. BOA TARDE
    Colquei meu canario e a canaria p cruzar eles comecaram a montar o ninho ela botou e ovos e ficou mucha e doente quase morreu qual vitamina que posso dar tenho vita gold e avitrin antibiotico e calcio o que aconteceu com a canaria me responda aquarda.

    • Faça vitaminas caseiras

  2. acasalei meus canario da terra e a femea fez o nionho faz uns quinze das e ate agora nada dela btar qual o procedimento que devo tomar…

  3. JÀ,CRUZEI MEUS CANARIOS VARIAS VESES.O ALIMENTO PARA OS FILHOTES,EU COLOCO CUPIM,E TUDO
    SAIU OTIMO.
    EU GOSTARIA,DE SABER SE FOR POSSIVEL O MELHOR TRATAMENTO
    PARA PEITO SECO.

  4. coloquei meus canários para cruzar mais faz 15 dias que a fêmea não bota e nunca ela botou faz tres anos que tenho eles o casal o que faço ?
    tem algum rémédio pra fazer o passarinho botar??

  5. amigo não quero te desanimar mais seu casal está velho . Venda o macho por um dinheiro bom e continue com a Fême pois vc ainda pode precisar dela. Com o dinheiro do macho , você compra um macho novo e uma fêmea.Dps se a Fêmea não for boa para cuidar dos filhotes coloque a velha que concerteza ela irá cuidar bem dos filhotes . Mais por favor não esqueça de tirar o macho da Gaiola.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: