Publicado por: Prynce H. | 12/06/2009

Info & Compra – Canário De Canto

Canário de canto na gaiola

Para ter um bom Canário de Canto, adote alguns cuidados básicos. Ao comprar, procure um criador indicado por um Clube Ornitológico. Escolha o exemplar de canto mais agradável e melodioso segundo o seu gosto (lembre-se: só o macho canta). Prefira adquiri-lo com pelo menos 3 meses, quando começa a cantar. Atingirá o seu ápice com 1 ano de idade. A fêmea pode ser comprada com qualquer idade – com 1 ano está apta à reprodução.

A compra pode ser efetuada nos canaris, em lojas especializadas e em exposições, onde se pode assistir aos concursos. É normal o comprador ouvir o canto antes de fechar negócio, seja de alguns canários específicos como em grupo.

Apesar das fêmeas não cantarem, não descuide de uma boa escolha. Devem ser saudáveis, alegres e um pouco mais gordinhas que os machos.

O canário vive em média 5 anos. Para mantê-lo saudável, além da alimentação fresca, variada e livre de agrotóxicos, ponha a gaiola em um lugar que receba os primeiros raios de sol da manhã e sem corrente de ar. Não dispense os banhos matinais de sol e de água. Fazer uma inspeção diária nas aves é uma boa medida, pois muitas doenças são facilmente curáveis se identificadas no início. O banho é um excelente indicador de saúde: pássaros doentes nunca tomam banho.

As doenças mais comuns são as respiratórias e as de origem intestinal, entre elas a asma dos canários, causada por ácaros e diarréias por motivos variados. Ocorre também a bouba, bola nas regiões sem penas, ocasionada por vírus transmitido por picada de mosquito (gênero Cullex). Piolhos de aves também podem infestar a criação.

Os criadores identificam seus canários com anilhas fornecidas pela entidade principal à qual o clube é filiado. Contêm o nome do clube de filiação do criador, o número do canário e do criador e o ano de criação. Graças a esse sistema, pode-se saber quais são os ancestrais de cada ave.

A reprodução dos canários, em geral, vai de julho a dezembro. Coloque um ninho aberto (vendido nas lojas) na gaiola do casal e deixe alguns fios de barbante ou estopa para que o casal arrume. A fêmea põe de três a quatro ovos por postura, chocados por 13 dias. Uma verificação diária do ninho, feita com cuidado, é o suficiente. Geralmente, a mãe cuida bem dos filhotes. Se for perturbada pode abandonar o choco ou deixar de tratá-los. Após 1 mês de vida, os filhotes são separados dos pais e colocados em gaiolas comuns. Aos 45 dias, podem ir para as gaiolas “voadeiras” para fazer exercício e aos 3 meses para a gaiola definitiva. O casal continua na gaiola até dezembro ou antes, se você preferir interromper a reprodução. Nesse caso, o macho logo volta a cantar com vigor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: