Publicado por: Prynce H. | 21/06/2009

Curiosidades – Curió

O SEU CURIÓ PODE CANTAR UM CANTO EXTINTO NA NATUREZA

O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto. Para que um curió seja um cantor perfeito do canto Praia Grande, ele deve desenvolver as variações desse canto tais como o “quim quim”, “virada de Samaritá” e “arremate”, ou término de canto em “purru”. Dentro do canto Praia Grande existem seis modalidade diferentes. O canto clássico, com e sem repetição, é um canto suave e lento. Se o curió repete o canto até 5 vezes ele não é considerado um repetidor. Acima de 5 vezes ele se classifica como repetidor. O canto perfeito, é mais acelerado do que o clássico, porém com as mesmas notas. O canto Praia Simples, não apresenta a chamada “virada de samaritá”, nome dado pelos criadores a uma variação do canto. O canto Pardo é o canto executado pelos filhotes e o canto Peito de Aço, consiste em várias repetições do mesmo canto.
É um pouco difícil transmitir com palavras como seria cada tipo de canto. O melhor a fazer é observar de perto um curió cantando. Você verá a suavidade e a diversificação das belíssimas notas musicais emitidas por esse maravilhoso cantor brasileiro.

Compre discos interpretados por curiós famosos

Você pode encontrar no Brasil, discos contendo gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos. Um desses discos já foi até tocado na rádio BBC de Londres, como exemplo do belíssimo canto desse pássaro brasileiro. Você pode conseguir informações de como obter esses discos consultando as Associações de Criadores. Nesses discos você encontra gravações de curiós campeões, emitindo o canto “Praia Grande”, tipo de canto mais difundido e apreciado pelos criadores de todo o Brasil. As gravações mais aconselháveis pelos criadores são os que tem como cantores os curiós Xodó, Ana Dias, Patrício, Tiradentes e Prelúdio, todos grandes campeões. Para submeter seu curió às primeiras aulas você deve proceder da seguinte forma: coloque-o em uma gaiola isolada de qualquer ruído ou canto de pássaros. Instale o alto-falante próximo da gaiola, num volume normal, nem alto nem baixo demais, e deixe o disco tocando se possível o dia inteiro. Seu curió poderá receber essas aulas do disco durante a vida inteira. Se você possuir mais de um passarinho, faça extensões de alto-falantes e coloque um próximo de cada gaiola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: