Publicado por: Prynce H. | 22/06/2009

Biografia – Diamante Mandarim

Diamante Mandarim

Diamante Mandarim

Fácil de ser criado, o Diamante Mandarim é apreciado em todo o mundo. Um de seus atrativos é a imensa variedade de desenhos na plumagem.

Com seu bico curto e riqueza visual, este pássaro é um dos mais populares praticamente no mundo inteiro. Razões para isto há de sobra: ele procria facilmente e muitas vezes ao ano, o que faz com que até os mais belos exemplares alcancem preços em conta (30 dólares para um excelente e de 1 a 2 dólares os mais comuns); se adapta a qualquer meio, em climas frios ou quentes, em pequenos ou grandes espaços e além disso, não tem nenhuma exigência extraordinária. Enfim, trata-se de um pássaro fácil de se ter, indicado, portanto, também para principiantes na criação de aves.
Um dos prazeres de criá-lo é que através de acasalamentos programados você pode obter Mandarins de centenas de cores das mais diferentes, distribuídas em belos e harmônicos desenhos sobre a plumagem.
Existem 8 cores básicas e mais 400 diferentes, chamadas de mutações, que foram obtidas dessas 8 (vide box). Para conseguir pássaros de cores diferentes, você deve sempre cruzar um de cor básica, por exemplo, como o Cinza, com um mutante como o Peito Negro. Na primeira ninhada vão nascer todos Cinzas, mas portadores do gene Peito Negro. Daí, você pega um desses filhotes portadores desse gene e cruza com outro Peito Negro. Nascerão Cinzas e também uma mescla dos dois, ou seja, Cinzas com Peitos Negros. Para perpetuar essa cor nova, você precisa cruzá-la com Peitos Negros ou portadores do gene Peito Negro e depois, com o tempo, com exemplares da mesma cor.

Anúncios

Responses

  1. Sem dúvida nenhuma são lindos pássaros, estou criando um casal a alguns meses, gosto muito de observar seu comportamento sempre agitado, alegre e atento a tudo, são minhas paixões……
    Todos os dias converso com eles na hora de colocar a comida, e o mais interesante eles não se assustam não ficam se batendo na gaiola. A fêmea já começou a ornamentação do ninho, coloquei grama e algumas tiras de papeis.

    Tenho também um casal de agapornis, esses eu crio já faz 3 anos e são muito agitados também agente não pode chegar perto do viveiro que começa a correria no…mas também são grandes amiguinhos….

    • Sem duvida, são lindos!
      Enquanto aos agapornis, tenho dois a quase um ano… No Começo, sempre eram assustados… depois de alguns dias, cortei as penas de vôo deles e tranquei no banheiro…. no dia seguinte ele estava desesperado, passando fome, o alimentei na mão e andei com ele pela casa o dia todo, no dia seguinte, os dois já estavam mais calmos e com a maior liberdade dentro de casa. hoje eles pedem carinho e estão sempre desesperado para subir em meu ombro!
      tive muita dificuldade no começo, mais cada esforço que eu fiz veio em uma premiação em dobro, 6 filhotes!!! 4 roseicollis e 2 personatus!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: