Publicado por: Prynce H. | 22/05/2010

Reprodução – Rouxinol

Ninhada!

Ninhada!

Na natureza, o Rouxinol do Japão habita a parte baixa das florestas e os bosques encravados nas montanhas. Faz o ninho, em forma de taça, nos arbustos mais elevados e forra-os com líquen (planta emaranhada e fina), musgo, capim e raízes. Vive em pequenos bandos que se movimentam o tempo todo em busca de insetos (o cardápio predileto da espécie), sementes, frutas e legumes.
Essa mesma agitação pode ser verificada em cativeiro: ele não pára, demonstrando alegria e boa disposição. Além disso, é bastante resistente e suporta bem tanto o frio como o calor.
A reprodução exige muita dedicação. É preciso colocá-los, na época do acasalamento, em viveiros construídos de modo a apresentar semelhança com o habitat da ave.

a partir dos 10 meses, na primavera, quando há abundância de plantas e insetos para alimentar filhotes e construir ninhos. É trabalhosa por causa da dificuldade de distingüir o macho da fêmea. Faça diversas tentativas: forme duplas diferentes até obter sucesso. A fêmea bota de 3 a 5 ovos, que eclodem em 12 a 14 dias. Os filhotes ficam independentes com aproximadamente 45 dias, quando devem ser separados dos pais.
Cuidados:
1) Construa viveiros de 3x1x2m.
2) Plante legustas, arbustos que, por terem muitos galhos, protegem as aves. Além disso, crescem depressa e são fáceis de podar. Se preferir, providencia folhagem artificial, onde pode ser feito o ninho. Assim a fêmea irá se sentir segura.
3) Troque a água com freqüência.
4) Forneça capim barba-de-bode, raízes de gramíneas e saco de estopa desfiado em abundância para a confecção do ninho.
5) Mantenha um casal por viveiro; nessa fase eles ficam agressivos e com
em ovos alheios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: